Biografia

The Grace (天上智喜) é um grupo feminino, sul-coreano que foi formada pela agência e gravadora SM Entertainment no ano de 2005. O grupo é constituído por quatro membros: Dana, Lina, Sunday e Stephanie que que são cantoras, dançarinas e atrizes.
O Grupo era conhecido como TSXZ antes da promoção de seu terceiro single coreano, no final de 2006 adicionaram The Grace no nome do grupo para indicar a todos que a sua musíca seria mais graciosa. TSZX foi romanizado para o mandarim com a pronúncia Tiān Shàng Zhì Xǐ romanizado em coreano com a pronúncia Cheon Sang Ji Hee que foi simplificado para CSJH. Ambas as romanizações são usadas para se referir ao grupo mesmo com a mudança de nome. No Japão, o grupo ainda é oficialmente conhecido como Tenjōchiki, que menos frequentemente é abreviado como TJCK. Além disso, Cheon Sang Ji Hee/Tiān Shàng Zhì Xǐ representam os nomes artístico das meninas: Cheonmoo/Tiānwu Stephanie que significa Dança do Céu, Sangmi/ Shàngmei Lina que significa Beleza do Céu, Jisung/ Zhìsheng Sunday que significa Voz Suave do Céu e Heeyeol/ yue Dana que significa Felicidade do Céu (a primeira sílaba de seus nomes artísticos constituem o nome do grupo Cheon Sang Ji Hee/Tiān Shàng Zhì Xǐ). O nome oficial do seu fã-club chama-se Shapley, que é uma homenagem ao maior megacluster conhecido no universo cujo pontos são quatro estrelas muito brilhantes, que podem ser vistas da Terra. Originalmente a cor oficial do fã clube era rosa pastel, mas foi mudada para a cor rosa pérola devido alguns incidentes.


Pré-Debut


Embora a SM Entertainment tenha sido a criadora do famoso grupo feminino S.E.S, ela não foi capaz de encontrar sucesso semelhante com seus outros grupos até a separação delas em no final de 2002. Outros grupos femininos da empresa não conseguiram ter sucesso no mercado musical coreano.
No entanto, em dezembro de 2003, a boyband TVXQ debutou e se tornou um grande sucesso em toda a Ásia. No mesmo ano, quatro cantoras da SM lançaram uma música no álbum sazonal, 2004 Summer Vacation in SMTOWN.com, com uma regravação da música solo da cantora Dana "바램" (Fight To The End). Além de Dana, outra artista conhecida da SM  Jiyeon (IsakNJiyeon) e mais duas caras novas (Sunday e Stephanie) gravaram a canção. 
Dana lançou dois álbuns solos chamados (Until The End of the World; 2001 and Maybe; 2003) na Coréia. Lina como membro do duo IsakNJiyeon lançou um álbum em 2003, intitulado ''Tell Me Baby''. Sunday lançou dois singles solos no Japão em 2004 e 2005 "リラの片想い" ("Lira no Kataomoi") e "ウソツキBOY" ("UsotsukiBOY"). Stephanie foi descoberta por olheiros da SM depois de vencer o Annual Southern California "Teen Best Competition" em 2004. 
Como suas vozes combinavam bem, a SM decidiu fazer com as quatro um novo grupo de KPop, que seguindo os passos de TVXQ, seria também um grupo de acapella. Este novo grupo teria como objetivo o sucesso não apenas em seu país de origem, mas também na China e na Ásia como um todo. Eles tinham uma pré-estréia marcada para dia 14 de Setembro de 2004, mas estrearam na China oito meses depois. 




História


Debut e primeiros trabalhos


A primeira performace oficial do The Grace ocorreu em 29 de Abril de 2005, na China. Eles se apresentaram com as músicas "Too Good" e "Boomerang" e foi transmitida para a TV algumas semanas depois pelo canal chinês CCTV. Os versos de "Boomerang" foram cantados em chinês. Dois dias depois, o quarteto estreou com "Too Good" no programa musical Inkigayo no canal SBS.
No entanto, a estréia de The Grace na Coréia foi marcada por uma polêmica. A SM apresentou o grupo para os fãs coreanos como a ''versão feminina do TVXQ". O que princípio parecia ser uma boa estratégia de marketing, se voltou contra eles, sendo as meninas não muito bem recebidas pelas fãs de TVXQ. Outra questão foi a escolha da cor do balão oficial. Antes da estréia de The Grace, foi afirmado que a sua cor seria rosa ou laranja, mas as duas cores já eram usadas por outros grupos famosos, como o laranja pelo Shinhwa e rosa pelo NRG. No final, os fãs de The Grace escolheram a cor rosa porque o grupo NRG estava inativo durante algum tempo. 
"Too Good foi o primeiro single de The Grace. Eles promoveram a música por alguns meses e em seguida começaram a promover "Boomerang". Depois de promoverem seus singles na Coréia do Sul por 7 meses, o grupo dirigiu-se para a China onde elas tinham uma base de fãs que cresceram rapidamente. Oficialmente lançado em março de 2006, segundo loja online, a versão chinesa do single incluía três novas faixas: versões chinesas de "Too Good", "Boomerang" e a faixa "Fight To The End".


Singles japoneses


Até o final de 2005 os fã de The Grace estavam esperando o lançamento de um álbum completo na Coréia. No entanto eles ficaram chocados quando um novo single foi anunciado, desta vez no Japão. A estréia do single japonês Boomerang foi lançado dia 25 de Janeiro de 2006. "Boomerang" foi regravada para o lançamento, com letras em japonês e a instrumental alterada. O single japonês também teve um B-side (lado b) chamado "Do You Know?", que era uma canção solo de Sunday. Boomerang foi classificado como número 110º lugar na parada de singles Top 200.
The Club foi lançado dia 8 de Março, com outra música chamada "What U Want", solo de Stephanie. Ele alcançou a posição 131º lugar nas paradas da Oricon. O single também foi promovido brevemente na Coréia do Sul. Após rápidas atividades promocionais na Coréia, o grupo voltou para o Japão para o seu terceiro single japonês, Sweet Flower, que foi usado como tema do mês de abril na Rádio TBS & Comunicações show de música, CountDown TV. Sweet Flower entrou nas paradas em 151º lugar. O single também foi lançado na Coréia pela SM, mais foi deixado inalterado desde a sua versão japonesa.
Entre os lançamentos do terceiro e quarto single, outros países participaram dos lançamentos oficiais. O sigle japonês Boomerang foi lançado na China em 19 de Junho pela Avex Trax, distribuidora chinesa oficial da China Record Corporation. Em Taiwan e Hong Kong uma nova versão edição da versão coreano de The Club foi lançada, contendo uma versão chinesa de The Club mais um DVD com o MV da música coreana. 
Mesmo com os primeiros singles com baixa venda, outro single foi planejado para ser lançado. Juicy Love estava com um forte contraste com os singles anteriores de The Grace, uma vez que tinha uma batida de reggae, combinava bem com a data de lançamento que era para o verão. O cantor japonês de reggae Corn Head  foi destaque nessa canção. Desta vez, o lado B era a canção "Sayonara no Mukō ni", primeira balada japonesa de The Grace que foi escrita e cantada por Dana. Assim como Sweet Flower, o single Juicy Love foi lançado na Coréia, mas sem ser alterado. 
Depois de quatro singles, as promoções de The Grace continuaram, sendo realizado diferentes eventos. Durante a promoção de Juicy Love, Dana machucou a perna e não pôde realizar algumas performaces. Sua última música lançada no Japão no final de suas atividades foi "Get on the floor", um dueto com o rapper Dogma para a trilha sonora de um filme.  O último evento do grupo no Japão foi a turnê A-nation realizada pela Avex Trax em um palco ao ar livre. As menina se apresentaram no palco principal durante três dias e no palco "Power Stage" no quarto dia. Elas cantaram uma versão acapella de "Dancing Queen" e suas canções "Boomerang" e "juicy LOVE". Em algumas performaces, Corn Head se apresentou com elas. A promoção ajudou nas venda, sendo todos os singles de The Grace vendidos no evento. A transmissão oficial do A-nation não foi transmitida, mas o canal RZTV mostrou partes da performace de "Boomerang" e "juicy LOVE". 


Retorno á Coréia


Depois de semanas de espera, finalmente a SM anunciou o terceiro single coreano e além disso mudanças para o conceito do grupo. Embora The Grace fosse comercializado inicialmente como um grupo de acapella, desviaram-se dessa imagem para um grupo feminino de pop/dance para seus próximos lançamentos. Para reforçar sua imagem como um grupo de acapella, a SM mudou o nome do grupo de CSJH para CSJH The Grace  (que logo após foi simplificado internacionalmente para The Grace). A mudança de nome também foi aplicado para os nomes artístico dos membros: Dana The Grace, Lina The Grace, Sunday The Grace e Stephanie The Grace. 
O single "열정(My Everything)", traduzido como Passion, foi lançado em 3 de Novembro de 2006. A canção-título para este single foi uma pista de balada, ao contrário dos outros singles. De acordo com o comunicado da imprensa, a música combinava com a temporada de inverno, com vocais hábeis e harmoniosos. Outras canções no single incluem uma versão acapella da música "Faith" de George Michael, que já havia sido cantada durante as promoções do primeiro single e novas canções como "The Final Sentence" e "IRIS(할 말이 있어요)". As promoções começaram logo após o lançamento, sendo realizada em vários programas musicais ao vivo, afim de mostrar seus vocais. Os membros do grupo também apareceram em programas de variedades, incluindo New X-Man da SBS. No entanto, as mudanças não aumentaram as vendas e o single entrou na 30ª posição. As promoções para o single terminaram em janeiro de 2007.




2007


Primeiro álbum completo


Em 2007, um vídeo teaser de The Grace foi lançado, revelando um "sexy upgrade" de seu visual para o seu primeiro álbum completo. O vídeo foi exibido para vários canais de música coreanos. O álbum intitulado "한번 더, OK?" (Hanbeon Deo, OK?, traduzido em inglês para "One More Time, OK?") foi lançado em 4 de maio de 2007. 
"One More Time, OK?" é a canção de maior sucesso de The Grace, superando gráficos de Mnet M! Countdown e SBS Inkigayo. As vendas do álbum em seu primeiro mês foram quatro vezes maiores do que a venda do single My Everything no total, tendo o álbum ocupado o 6º lugar no mês. Em 15 de julho, o álbum foi lançado em Taiwan, sendo o primeiro grande lançamento de The Grace no exterior. 
Um mês e meio após o lançamento, o álbum foi sugerido como impróprio para a audiência mais jovem pela Comissão da Defesa da Juventude. As músicas "One More Time, OK?" e "Tonight Is On Me" foram consideradas como tendo "letras sugestivas". O álbum foi marcado com uma etiqueta +19 (maior de 19 anos) antes de ser posto á venda. Mas apesar disso The Grace ganhou inúmeros prêmios em diversas premiações.  Em julho, depois de "One More Time, OK?", o grupo promoveu mais duas músicas fora de seu álbum. "女友(그녀 들의 수다)" (Girl Talk ) foi realizado em vários programas de TV e o MV da música "Dancer In The Rain" foi lançado. Apesar de "Dancer In The Rain" não ter sido promovido intensamente na televisão, a canção foi muito bem sucedida na Coréia. 


Single japonês e álbum


Logo após deixarem as promoções de seu primeiro álbum na Coréia, um novo single japonês foi anunciado para lançamento em 01 de Agosto. Elas apresentaram três novas canções: um número de dança chamado ''Piranha" e versões japonesas das músicas My Everything e Just For One Day, que tem a participação de Jaejoong do TVXQ. As primeiras prensas contam com um remix de "The Club" com a participação de SEAMO, seu primeiro remix a ser lançado em CD. O single estreou em 26º lugar nos gráficos diários da Oricon e terminou em 50º lugar nas paradas semanais.
Cerca de um mês depois, o lançamento de seu primeiro álbum japonês foi definido. A data original anunciada era 21 de Novembro, mas o lançamento foi antecipado para uma semana antes. Intitulado 'Graceful 4', o álbum possuía nove canções lançadas anteriormente e novo material, incluindo One More Time, OK?, uma versão traduzida para o japonês de seu álbum coreano. Just For One Day também foi remixada para o álbum, tendo um variação para o jazz.


2008


Durante os primeiros meses de 2008, The Grace ainda se promoveu no Japão, tocando em vários eventos em apoio ao seu primeiro álbum japonês. Elas fizeram três shows em Abril e Maio chamado Graceful Party Vol. 1. O último em Daikanyama UNIT em Tókio, elas apresentaram a música "Here", uma nova canção com a colaboração do grupo de hip-hop Cliff Edge.
Seu sexto single japonês chamado Stand Up People, foi lançado dia 3 de Julho.Dear friend é caracterizado como uma balada meio-tempo e remixes da canção-título e One More Time, OK?. Seu sétimo single, ''Here", contou com a colaboração de Cliff Edge. Foi programado para ser lançado em 22 de Outubro, mas como a música foi vazada, foi oferecida para download por tempo limitado. "Here" foi escolhida para ser música-tema de um drama e para o filme "Homeless School Student", com base em um livro best-seller japonês que vendeu 2,2 milhões de cópias em dois meses de publicação. "Here" alcançou 16º lugar no Oricon, com vendas maiores de 16.000 e estabeleceu o record de primeira canção na história a ser usado como tema de um drama e um filme. A segunda música e PV liberados foram intitulados "Near". Elas viajaram para Guam para filmá-lo. 


2009


Segundo álbum japonês


O álbum intitulado "Dear...", foi lançado em 7 de Janeiro de 2009, onde seu sexto e sétimo singles ('Stand Up People' and 'Here')  foram revelados. O álbum estreou em 14º lugar na Oricon.


Subaru Trilha Sonora


The Grace apareceu na trilha sonora do filme japonês Subaru. "少しでいいから" (Sukoshi De Ii Kara / A Bit of Good) e "Coming To You" são duas faixas da trilha sonora. "少しでいいから" (Sukoshi De Ii Kara / A Bit of Good)  é parte do segundo álbum japonês de The Grace Dear...". O filme conta com Stephanie no papel de uma treinadora de balé. 


2010


Devido a lesão nas costas de Stephanie, todas as atividades de CSJH The Grace foram interrompidas. Até meados de 2010, as membros Lina, Dana e Sunday fizeram aparições na TV. Elas assistiram ao concerto anual  da SMTown, SMTown Live '10 em Agosto e Setembro. Após os concertos, Dana e Sunday foram lançados para o musical "Rock of Ages" com Onew do SHINEE e Jay de The Trax que são da mesma empresa. Em Outubro Dana também foi escalada para outro musical, "Os Três Mosqueteiros". Stephanie passou por reabilitação e se recuperou totalmente. Frequentou a Korean Arts University e com o incentivo da universidade, ela fez um teste para o Los Angeles Ballet. Ela declarou em uma entrevista que após o término das apresentações nos Estados Unidos com o LAB, ela irá voltar para a Coréia do Sul para continuar sua carreira como cantora. 
Em 24 de Novembro, a Avex Entertainment e a SM Entertainment divulgaram um comunicado sobre a renovação dos contratos com a SM e a Avex. 
Dana twittou a um de seus fãs que The Grace iria produzir um novo álbum e acredita-se que poderia ser lançado no ano seguinte. Dana também afirmou que iria iniciar sua gravação em Dezembro e Janeiro. Um dos representantes da SM Entertainment revelou: "Dana tem vindo gravar de forma consistente durante todo esse tempo. No entanto, os detalhes ainda estão para serem confirmados no retorno real do grupo". 


2011


Em 27 de Janeiro, a SM anunciou que o grupo ia voltar em torno do mês de Abril. Devido a sua agenda de balé, Stephanie não iria se juntar as outras garotas para o lançamento. Presumiu-se que que o retorno iria constituir apenas de Dana e Sunday, pois Lina afirmou que ela iria se concentrar na sua carreira. Stephanie e Lina irão se juntar as atividades em grupo quando terminarem suas atividades individuais. 
Em 27 de Junho, a SM Entertainment confirmou: " CSJH serão submetidos á um novo projeto para o seu retorno no início de Julho. Por Favor, olhe em diante com sua nova imagem". Surgiram rumores de que CSJH The Grace iria fazer um retorno com uma canção chamada "VIP".
No entanto, em 4 de Julho, a SM Entertainment anunciou que The Grace voltaria como a sub-unidade CSJH - Dana & Sunday estilizado para 'THE GRACE-DANA&SUNDAY'. Na verdade elas lançaram um sigle digital chamado "나 좀 봐줘 (One More Chance)" em 11 de Julho. O primeiro comeback aconteceu no programa musical Music Bank da KBS em 8 de Julho. 
A SM Entertainment confirmou novamente uma notícia de que o grupo poderia voltar junto com Lina e Stephanie até o final de 2011, ou mais tarde no início de 2012. A data porém não foi confirmada.
Em 13 de Dezembro, The Grace-DANA&SUNDAY revelaram a canção "Amazing" como participação do álbum 2011 Winter SMTown – The Warmest Gift "Amazing" é uma faixa de balada lenta.
Como parte do projeto "With Coffee", DANA&SUNDAY lançaram a primeira música do projeto que envolve canções inspiradas em diferentes tipos de coffee. A música e o MV de "First Americano" foram lançadas em 19 de Dezembro.


Créditos: Wikipédia e Eternal Shapley
Tradução/adaptação: The Grace Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário